No segmento de portas e janelas, as esquadrias em alumínio apresentam grande longevidade devido a resistência à corrosão, um atributo do alumínio que se complementa com os tratamentos de superfície, como anodização ou pintura.
A durabilidade é um fator determinante para sua recomendação em prédios e residências, uma vez que a manutenção das edificações é cada vez mais normalizada e as esquadrias com outros materiais não tem como ponto forte a vida útil do mesmo.
Presente há muitos anos nos mercados nacionais e europeus, o alumínio é a matéria- prima líder no segmento de esquadrias para a construção civil.
O alumínio tem como ponto forte a versatilidade, atendendo os mais exigentes projetos arquitetônicos.
A variedade de apresentações do alumínio permite ao arquiteto explorar de forma criativa sua combinação com outros elementos da edificação, destacando-se por sua estética, harmonia de tons e volumes, que produzem um ambiente aconchegante e agradável ao convívio interno.
A baixa manutenção exigida pelos caixilhos de alumínio é um fator econômico que deve ser levado em conta no investimento inicial do imóvel.
Além disso, do ponto de vista de limpeza, sua manutenção também se resume à água e sabão neutro.
As esquadrias em alumínio oferecem soluções de muito bom desempenho nos quesitos vedação à água e ao ar, atendendo a norma ABNT 10821, que estabelece o desempenho mínimo exigível.
Anodização
A anodização é um processo que produz nas ligas de alumínio uma película protetora e decorativa de alta qualidade, durabilidade e resistência à corrosão, cobrindo uma ampla gama de aplicações, algumas específicas, como anodização para fins arquitetônicos, com uma gama de cores variada.
Pintura Eletrostática
A pintura eletrostática é o processo mais conhecido e largamente utilizado na decoração e proteção do alumínio. A aplicação de tinta eletrostática, líquida ou em pó, é feita automaticamente através de pistolas especiais em cabines especialmente projetadas para esse fim.
Tanto a pintura líquida quanto à pintura em pó requerem tipos de tinta com características específicas para cada finalidade de uso, e apresenta uma variada gama de cores.
Contramarco
O contramarco é uma peça para moldura das esquadrias, feita em alumínio natural, fundamental para a perfeita vedação e funcionamento da esquadria. Serve também como medida-base ou “gabarito”, para o enquadramento do vão.
O contramarco possibilita que a instalação das esquadrias seja realiza na etapa final da obra, evitando danos à esquadria decorrentes de uma obra, como: o acúmulo de poeira, riscos causados por detritos, e amassados, entre outros.
A peça é chumbada diretamente no vão da janela ou porta, com cimento-cola de areia e cimento, na etapa do reboco interno e externo da residência.
Além de facilitar, vedar e dar um perfeito funcionamento à esquadria, o contramarco é um perfil extrudado feito para receber a guarnição interna (“arremate”).
Possibilita também a retirada da esquadria para uma futura manutenção nos componentes (rolamentos, guias deslizantes, etc.), vantagens que só uma esquadria de alumínio com contramarco pode oferecer.
Iniciada a instalação deverá ser verificado o seguinte item: A folga razoável que permite “chapar” a argamassa é de 20mm entre o contramarco e a alvenaria.